Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Curso orienta gestores sobre orçamento e finanças públicas

    Os gestores do Poder Executivo (prefeitos e secretários), responsáveis pela elaboração do orçamento, como também membros do Poder Legislativo (vereadores), responsáveis pela aprovação e fiscalização do orçamento e os servidores públicos que atuam no controle interno têm agora uma oportunidade de atualização com o Curso de Orçamento e Finanças, que está com inscrições abertas na Escola de Contas Públicas, órgão superior do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE).

    De acordo com o servidor do TCE, André Batista, que ministrará o curso, os novos gestores estão com um grande desafio: gerir da melhor maneira os recursos públicos. “Nesta perspectiva, planejar a elaboração do orçamento assume fundamental importância diante de um cenário de cortes de verbas do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), bem como a necessidade de serem cumpridos os mandamentos da Lei de Responsabilidade Fiscal”, comentou.

    O objetivo do curso consiste em apresentar os conceitos de orçamento, as receitas e despesas que fazem parte do mesmo, como se processam as alterações orçamentárias (créditos adicionais), quais os conceitos de restos a pagar e despesas de exercícios anteriores. “Estes conceitos e muitos outros serão de fundamental importância para este ano, o primeiro da gestão, no qual deve ser elaborado o Plano Plurianual- PPA para os próximos quatro anos, que deverá guardar compatibilidade com as propostas de governo apresentadas nas campanhas eleitorais”, explicou o orientador do curso.

    André Batista é graduado em Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Direito pela UNICAP e Engenharia Eletrônica pela UPE. Tem especialização em Contabilidade e Controladoria pela UFPE e mestrado em Administração pela EBAPE/FGV - RJ. Além disso, é professor da Faculdade Boa Viagem e instrutor da Escola de Contas Professor Barreto Guimarães.

    Para efetuar a inscrição, o interessado deve acessar o site www.tce.pe.gov.br/escola ou clicar aqui para conhecer o período e o investimento de cada curso. Mais informações na Gerência de Ensino da Escola de Contas Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "href="mailto: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. "> Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. ou (81)3181.7953.

    Ao todo serão 20h/a que acontecem entre os dias 13 e 17, das 14h às 17h40. As aulas acontecem na sede da Escola de Contas, localizada na Avenida Mário Melo, 90, Santo Amaro.

    Gerência de Jornalismo (GEJO), ECPBG, 10/05/2013

    • Publicações1887
    • Seguidores28
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações12
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/curso-orienta-gestores-sobre-orcamento-e-financas-publicas/100505899

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)